Inbound Marketing: O que é quais as vantagens?

Inbound Marketing: O que é quais as vantagens?

inbound marketing

Você já deve ter ouvido falar em inbound marketing ou marketing de atração, mas você sabe o que é inbound marketing e para que ele serve na prática?

Veja como essa metodologia pode levar sua empresa a conquistar mais clientes de uma forma efetiva.

O que é Inbound Marketing

Uma boa definição para inbound marketing é:

“Uma forma de publicidade, geralmente online, onde a empresa se preocupa mais em melhorar o seu negócio gerando conteúdos através de blogs, podcasts, vídeos, e-Books, newsletters, mídias sociais, SEO e outros meios de marketing de conteúdo, gerando por meio destes conteúdos de alta relevância, que o consumidor ao procurar por estes acaba encontrando a empresa.”

Resumir o que é inbound marketing não é tão simples, pois ele envolve diversas ações de marketing digital integradas.

No entanto, podemos afirmar que ele é uma estratégia de atração e retenção de leads, onde o cliente em potencial é atraído por interesses de sua procura sendo guiado até os produtos e serviços de sua empresa.

Em suma, o inbound marketing se baseia em educar e nutrir sua audiência, através de artigos, redes sociais e e-mail marketing, construindo autoridade online em cada etapa da jornada de compra do cliente.

Além disso, uma agência de criação de sites ou de marketing digital estruturada, geralmente oferece esse tipo de serviços aos clientes, afim de divulgarem seus produtos e serviços de uma forma mais eficaz, no médio e longo prazo, pois com toda certeza, o inbound marketing é um excelente impulsionador de vendas para qualquer tipo de negócio.

Principais etapas do inbound marketing

O que é inbound marketing

Agora que você já sabe o que é inbound marketing, precisa entender que ele não é uma receita de bolo. É preciso muito trabalho e a implementação de várias ações de marketing digital, que se divide em no mínimo 4 etapas.

As etapas do inbound marketing estão se tornando cada vez mais populares entre as empresas que buscam um crescimento orgânico e sustentável.

1 – Atrair o tráfego qualificado para o seu site

O primeiro passo é atrair o tráfego qualificado para o seu site, por meio de técnicas de SEO e de conteúdo relevante e atrativo.

Isso significa que você precisa investir em um bom posicionamento nos motores de busca, escrevendo conteúdos que realmente agreguem valor aos seus visitantes, usando técnicas de link building e aumentando os links externos e internos no seu site.

Seja através de SEO ou Google ADS, uma vez que você conseguir atrair esses usuários, é importante mantê-los engajados, oferecendo informações relevantes e serviços de qualidade.

Assim, você terá mais chances de transformar esses visitantes em em potenciais clientes.

2 – Converter esses visitantes em leads

Em seguida, é preciso converter esses visitantes em leads, oferecendo algo valioso em troca, como um eBook ou um webinar. Com isso, você pode nutrir esses leads até que estejam prontos para se tornarem clientes.

3 – Nutrir esses leads com conteúdos relevantes

É importante ter um fluxo constante de leads, mas é igualmente importante nutrir esses leads com conteúdos relevantes. Se os seus potenciais clientes não estão interessados no que você tem a oferecer, é provável que eles nunca se tornem clientes efetivos.

Por isso, investir em conteúdo relevante é fundamental para o sucesso da sua estratégia de inbound marketing.

4 – Vender para os leads

E por fim, vender para os leads e transformá-los em clientes fiéis e promotores da marca. A chave para isso é oferecer um produto ou serviço de qualidade que atenda às suas necessidades e superar as expectativas.

Além disso, manter um bom relacionamento com o cliente é fundamental para fidelizá-lo. Por meio de ações de marketing bem planejadas, é possível criar uma forte base de clientes satisfeitos que se tornarão promotores da marca.

5 – Analisar os dados

A etapa 5 do Inbound Marketing consiste em analisar os dados coletados para avaliar o desempenho das ações realizadas e traçar as estratégias para melhorá-lo. Dessa forma, é possível mensurar o retorno sobre o investimento (ROI) e garantir que as campanhas estejam alinhadas com os objetivos da empresa.

Essa análise também permite identificar pontos fortes e fracos, bem como oportunidades de melhoria, tornando-se indispensável para o sucesso das estratégias de marketing digital.

Vantagens do inbound marketing

Veja alguns dados relevantes que explicam melhor o que é Inbound Marketing ou marketing de atração:

  • 97% mais links apontando para seu website para as empresas que utilizam blogs;
  • 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de inbound marketing.
  • 92% das empresas que blogam várias vezes por dia adquiriram um cliente a partir do seu blog.
  • 57% das empresas adquiriram um cliente através do Blog e 42% através do Twitter.
  • O custo do inbound marketing é de até 62% mais barato do que outbound marketing (marketing tradicional);
  • 46% das pesquisas diárias são para obter informações sobre produtos e/ou serviços.

 

Há uma infinidade de números comparando a eficácia do inbound marketing. Então, me conta nos comentários, a sua empresa já utiliza inbound marketing?

 

Compartilhe este Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *